Empregar Pessoas

5 questões a colocar numa entrevista

Agora que se aproxima um novo ano, é altura de começar a pensar no que…

Conversa entre dois colegas

É altura de começar a pensar no que se segue para a vossa empresa em termos de desafios. Se estão a projetar que o vosso negócio cresça, vão precisar de aumentar a equipa. Nesta perspetiva, preparámos um artigo que vos pode guiar pelas futuras entrevistas de trabalho que terão nos próximos tempos.

Além de todo o processo de gestão de uma empresa, a contratação de novos trabalhadores para os demais postos de trabalho é um dos passos mais importantes no processo de criação e manutenção do sucesso do vosso negócio. O processo de recrutamento é uma das responsabilidades que determina o ciclo de vida da empresa, pelo que uma boa entrevista a potenciais colaboradores é um momento em que todas as expectativas deverão ser esclarecidas. De forma a auxiliar o processo de recrutamento, compilámos cinco questões que poderão colocar aos vossos candidatos:

O vosso trabalho é orientado pelo rumo ao sucesso ou pelo medo de falhar?

O que importa nesta questão é perceber o estilo de trabalho do candidato e sobretudo o que o motiva, não existindo uma resposta correta ou incorreta. Muitos colaboradores poderão apresentar os mesmos resultados, porém, possuir diferentes metodologias de trabalho.

O que procuram no próximo trabalho?

Esta é uma questão vital a colocar em entrevista, pois permitir-vos-á perceber quais as motivações e objetivos dos entrevistados, alinhando as expectativas da vossa empresa com as dos vossos futuros empregados. Além disto, esta questão potencia a capacidade de perceber as necessidades mais gerais da procura e se eles se encontram alinhados com estas.

Poderão dar um exemplo de um objetivo pessoal que tenham conseguido cumprir?

Questões deste tipo revelam traços distintos da personalidade dos entrevistados, como a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a sua determinação e pensamento crítico. A acrescentar, a explicação do processo em si para o cumprimento do objetivo pessoal do entrevistado poderá revelar o seu nível de organização e de método no cumprimento de determinadas metas. Por outro lado, em vez de questionarem o candidato sobre um objetivo, poderão questioná-lo sobre uma dificuldade com que se tenha deparado e qual o processo para a ultrapassar.

Sage One


Tudo o que precisa para lançar a sua primeira fatura: um software de confiança, online, rápido e de utilização simples! O sucesso do seu negócio está a caminho e Sage One vai acompanhá-lo desde o primeiro dia.

Descubra mais
Jovem olha para câmara

Qual a crítica mais útil que já receberam?

Esta pergunta poderá deixar o candidato sem resposta durante alguns momentos. Contudo, é uma questão que revelará a recetividade do candidato a críticas e à aceitação da opinião do outro, ao mesmo tempo que demonstrará potenciais fraquezas do candidato.

Qual a pergunta que não foi colocada e que gostariam que tivesse sido perguntada?

Esta questão deverá encerrar a entrevista e permite ao candidato demonstrar algo que ainda não tenha demonstrado ou reforçar determinada situação anteriormente exposta. Todavia, esta é uma pergunta que pode ser redundante do lado do candidato, pelo que deverão estar atentos ao discurso do entrevistado, na medida em que se esforça por revelar outras competências e evidenciar outros traços pessoais.

Estas são cinco questões possíveis que poderão colocar aos vossos candidatos em futuras entrevistas e que permitem conhecer os entrevistados no seu campo profissional e pessoal, na medida em que a colocação de questões inesperadas confronta os entrevistados com situações que privilegiam a espontaneidade e a genuinidade.

Um software como o Sage One traz-vos liberdade para se poderem focar nos vossas recursos humanos e escolherem a melhor equipa possível para vos acompanhar: trabalhem a partir de qualquer lugar e estejam sempre a par de tudo o que acontece na vossa empresa.