Portugal 2020: oportunidades para empreendedores

Em 1 year ago
software de facturação online

Não basta ter uma ideia para começar um negócio: sem financiamento, dificilmente conseguirão avançar e chegar ao mercado. Bancos, Investidores-Anjo, iniciativas de crowdfunding e empréstimos de amigos ou familiares são as fontes mais comuns de financiamento.

Embora nem sempre sejam a alternativa mais óbvia, os programas europeus de incentivos podem ajudar-vos a dar um passo em frente. O Portugal 2020 é um desses programas.

 

O que é o Portugal 2020?

Definido para o período entre 2014 e 2020, resulta de um acordo de parceria entre Portugal e a Comissão Europeia, para a aplicação dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEDER, Fundo de Coesão, FSE, FEADER e FEAMP). Até 2020, Portugal vai então receber 25 mil milhões de euros para apoiar diversos projectos.

Estes fundos destinam-se a investimentos em quatro domínios diferentes: Competitividade e Internacionalização, Inclusão Social e Emprego, Capital Humano, e Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

A área da Competividade e Internacionalização é provavelmente a mais relevante para as empresas, já que oferece vários sistemas de incentivos a Empreendedores e a Pequenas e Médias Empresas.

 

O que é que o Portugal 2020 tem para mim?

No domínio da Competitividade e Inovação existem sete grandes programas de investimento. Desses, existem dois mais directamente relacionados com o empreendedorismo e dirigem-se a PME com menos de dois anos de existência:

Empreendedorismo qualificado – Esta linha de investimento foca-se em sectores com fortes dinâmicas de crescimento (como as indústrias criativas e culturais) e em sectores com grande intensidade de tecnologia e conhecimento. Tem o objectivo de ajudar na criação de um novo estabelecimento, que comercialize bens e/ou serviços inovadores e com potencial de internacionalização.

Vale empreendedorismo – Tem o propósito de apoiar projectos na aquisição de serviços de consultoria na área do empreendedorismo – fundamentais quando se começa uma empresa –, como é o caso da elaboração de um plano de negócio.

 

Para saberem se são elegíveis e como podem candidatar-se a estas e às restantes linhas de apoio, basta consultarem a página informativa SAGE sobre o Portugal 2020.